Serra do Soajo

Manuel Ribeiro

Biografia

Filho da Terra e da Serra, amante incondicional de ambientes naturais, em tempos antigos teria nascido em cima de um fardo de palha, algures pela Serra do Soajo. Foi aí, no coração do Parque Nacional da Peneda Gerês, que deu os primeiros passos em direção ao sonho de viver uma vida ao ar livre.

Mas a sua inquietude gritava por outros horizontes e aos 13 anos rumou aos Estados Unidos para uma road trip de 2 meses. Os anos seguintes foram divididos entre as fragas do Soajo e as aventuras pelo mundo, fosse a construir barcos na Grécia ou a explorar a pé os Pirenéus.

É um apaixonado pelas tradições de montanha, fruto do ambiente onde se criou e que hoje definem o seu estilo de vida e carreira profissional.

Criou a @soajonomadis onde promove atividades de rivertrekking e trilhos para explorar Soajo e ainda é o mentor e criador do @SoajoOutdoorFest, um festival de música e atividades ao ar livre.

CONHECE-ME NO INSTAGRAM Soajo Outdoor Fest SOAJO NOMADIS

O que esta serra te faz sentir?

A serra do Soajo para além de ser o lugar onde me criei e dei os primeiros passos até ao que sou hoje, é um lugar que me inspira e que me dá momentos de calm, quando assim mais preciso. Podia estar aqui a adjetivar com muitas palavras o que esta serra significa para mim, mas vou resumir tudo em duas palavras: Amor incondicional.

Atividades na Serra, Dicas de Trekking

Entre os vários trekkings que existem na serra, a subida ao Alto da Pedrada é emblemática.

O Alto da Pedrada para além de ser o ponto mais alto da Serra do Soajo é também a cota mais alta de todo o distrito de Viana do Castelo.

Para mais informações sobre trekkings e atividades nesta serra, podem visitar o site SOAJO NOMADIS.

Restaurantes, alojamentos e artesãos

Restaurantes: Taberna Montanh`Arriba, Espigueiro, Saber ao Borralho.

Alojamento: Soajo Nomadis, Casa de Ribô.