Embaixador Projeto Serra
Ruca Frutuoso
Biografia
Cresci junto ao mar mas por influência dos escuteiros, fiquei fascinado pelas serras. Inevitavelmente escolhi uma profissão que o escritório fosse ao ar livre, pelo que profissionalmente sou geólogo. Tenho um especial interesse pelas tradições, artes e ofícios do mundo rural, e numa atitude de pseudo etnógrafo gosto de recolher objetos de artesanato, utensílios e curiosidades. A necessidade de registar paisagens, momentos e tradições levou-me a dedicar de forma mais séria à fotografia e ir documentando um pouco de tudo.
Gosto de longas caminhadas em autonomia pelas serras, mas também de fazer saídas em bikepacking e por vezes subir mais alto e fazer umas atividades de alpinismo.
O que a vida na serra te faz sentir?
Gosto da simplicidade que há quando estamos pelas serras. Vou pela aventura, pelas paisagens e o céu estrelado, mas também há algo de viciante na dureza e desafio que estes relevos trazem. O chão rochoso, as águas frias, o silêncio, as florestas e o desconhecido são algumas características da serra que me fazem sentir vivo.